Este é o nosso espaço semanal para esclarecer dúvidas de empresários e trabalhadores.

A pergunta é: o que deu errado?

Está é a frase mais comum diante do insucesso, mais ainda quando acontece acidente ou doença profissional.

A resposta é simples, se todos os riscos e precauções das tarefas são estudados, e mais, se todos os protocolos de segurança são cumpridos, provavelmente o que DEU ERRADO foi aquilo que mudou na ROTINA.

Mudou a rotina e não mudaram os protocolos de segurança.

Tudo muda a todo tempo, porém alguém autoriza a mudança.

Sabe quem autoriza e aprova, toda e qualquer mudança?

Por lei, qualquer modificação deve constar do PGR – Programa de Gerenciamento de Risco, que deve ser autorizado pelo Líder e aprovado pelo presidente da CIPA ou seu representante legal.

Desta forma, o líder, legalmente, não pode iniciar um processo novo de trabalho sem aprovação da CIPA.

Parece um grande problema, porém, na prática, é uma grande oportunidade.

Primeiro pelo fato de propiciar segurança e tranquilidade ao empregado, segundo porque garante a legalidade e a corresponsabilidade do novo processo.

Portanto, se tudo muda a todo tempo, os Líderes também devem mudar, nunca é tarde!

Eu sou Nilton Barreiro, engenheiro de segurança da qualityconsulta.com.br.

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