Este é o nosso espaço semanal para esclarecer dúvidas de empresários e trabalhadores.

Você compra EPI para seus empregados?

Se compra, você documenta a entrega e o treinamento de uso?

Este é o ponto, por lei os riscos de cada atividade devem ser, identificados e eliminados por uso de proteção coletiva.

Não sendo possível, EPIs próprios para o risco devem ser especificados para compra, porém somente os EPIS CERTIFICADOS pela Secretaria de segurança e saúde do governo federal podem ser comprados.

Para entrega destes EPIS aos usuários, duas exigências são feitas:

Primeira: a entrega deve ser documentada e assinada pelo trabalhador;

Segunda: o trabalhador deve ser treinado no uso do EPI.

Cumprindo todas estas etapas, as exigências legais continuam, os líderes devem fiscalizar os colaboradores quanto ao uso e o estado de conservação destes equipamentos.

Portanto, descumprir estas exigências faz com que o investimento feito na compra do EPI não tenha nenhum valor legal.

Fica o recado, senhores líderes, passem a documentar a entrega dos EPIs, treinar seus colaboradores e fiscalizar o cumprimento dos protocolos de segurança!

Eu sou Nilton Barreiro, engenheiro de segurança da qualityconsulta.com.br.

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