Este é o nosso espaço semanal para esclarecer dúvidas de empresários e trabalhadores.

Você sabe o que são os itens críticos de segurança?

Simples?

São todos os recursos disponibilizados para atendimento emergencial que NÃO PODEM FALHAR, tem que estar em perfeito estado de operação SEMPRE!

Como exemplo podemos citar os equipamentos de detecção e combate a incêndios.

Também são considerados itens críticos as ferramentas, equipamentos e máquinas utilizadas em nossas rotinas, que quando falham, provocam acidentes com sérias consequências!

A solução é simples, basta catalogar todos os itens CLASSIFICADOS como críticos, e, para cada um, criar rotina de inspeção conforme orientação do fabricante.

Importante, se durante a inspeção for identificado qualquer problema que comprometa sua operacionalidade, substitua IMEDIATAMENTE!

Grande dúvida, quem deve se preocupar com os itens críticos?

Fácil, os itens críticos existem para atender as demandas geradas no processo de trabalho, processo este criado pelos Líderes de cada área.

Nos prazos recomendados pelos fabricantes, os trabalhadores que necessitam ou usam os itens críticos de segurança devem inspecioná-los, cabendo ao Líder aprovar as inspeções e promover auditorias para garantir que estes recursos estejam PERMANENTEMENTE disponíveis.

Fiquem atentos, emergências e acidentes são imprevisíveis, Líderes, vocês estão preparados?

Eu sou Nilton Barreiro, engenheiro de segurança da qualityconsulta.com.br.

Entre em contato, WhatsApp 13 – 99 182 0154 repetindo 13 – 99 182 0154